Conheça a CONCAFRAS-PSE

A CONCAFRAS-PSE - Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita - é um encontro anual de trabalhadores espíritas. Foi criada com a finalidade de dinamizar as Campanhas de Fraternidade Auta de Souza, porém hoje, possui diversos objetivos. Acontecendo há 48 anos, ininterruptamente, a CONCAFRAS-PSE não tem sede definitiva. Trata-se de uma caravana de amor e fraternidade, constituindo-se de um movimento de caravaneiros, integrando o Movimento Espírita na Pátria do Evangelho, e não de um órgão. Sua presidência alterna-se anualmente, conforme a instituição espírita que a patrocine.

Acontece sempre no período de Carnaval, contrapondo-se às trevas do momento mais triste do nosso país, conforme nos elucida o espírito Manoel Philomeno de Miranda em sua obra "Nas Fronteiras da Loucura", psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco.

A CONCAFRAS-PSE tem deixado nas cidades por onde passou um rastro de luz, através da fundação e do aperfeiçoamento de centenas de Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e de trabalhos de assistência e promoção social espírita, além da divulgação da Doutrina Espírita de porta em porta, através da realização da Campanha de Fraternidade Auta de Souza por todos os caravaneiros que comparecem ao conclave, o que atinge milhares de lares todos os anos.

Depoimento de Nympho Corrêa

“Uns três ou quatro meses após a criação da primeira campanha no Departamento de Assistência da Federação, com magníficos resultados não só na divulgação, como na arrecadação de gêneros alimentícios, roupas usadas, agasalhos, etc. Alguns irmãos, mais interessados, freqüentadores de outros Centros Espíritas, nos procuraram com o fim de criarmos a campanha em seus Centros, o que realmente aconteceu. Assim foi que, após uns seis meses, já haviam várias campanhas funcionando, em vários bairros de São Paulo.

Com o crescimento das campanhas começaram a surgir dúvidas e pequenos problemas que eu sentia dificuldade em sanar sozinho. (...).

No decorrer dos meses começaram a surgir pedidos para a criação de novas campanhas, só que em cidades diferentes como Jundiaí, Santos, Franca, Ribeirão Preto, etc.(...) Foi quando, depois de vários estudos e algumas reuniões com os diretores das campanhas, resolveu-se que, para melhor aproveitamento de todos, fosse organizada uma reunião anual com melhores estudos e mais tempo de preparação. (...).

E a primeira, que recebeu o nome de Concentração das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza, foi realizada na cidade de Ribeirão Preto, no ano de 1957, tendo sido escolhido para o encontro, os dias do carnaval.

Daí pra frente, vem se realizando, sem interrupção, o que hoje se chama Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita, com as mesmas intenções do início, porém com o acréscimo de novos estudos.”

Esse Conclave mereceu tamanha assistência do Plano Espiritual e Material que no terceiro dia em seu conselho, já ficou resolvido o seu prosseguimento, tendo sido escolhida a cidade de Araçatuba - SP para sediar o segundo Conclave e assim por diante, até hoje."